4 passos para a instalação de caldeiras à biomassa

instalação de caldeiras

A instalação de caldeiras à biomassa é a melhor opção de aquecimento para empresas que buscam adotar uma fonte de energia renovável e neutra em carbono.

Contar com esse tipo de sistema de aquecimento gera uma economia a longo prazo, além de ser uma forma de poluir menos o meio ambiente que já sofre tanto atualmente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a poluição do ar representa o maior risco ambiental para saúde. Dessa maneira, novas estratégias devem ser implementadas pelas grandes e pequenas empresas – e a instalação de caldeiras a pellets é uma delas.

Em residências, essa instalação de caldeiras pode acontecer, mas, em alguns casos, já existe outro sistema de aquecimento instalado, e então será preciso analisar de que forma é possível implantar o novo aquecimento à biomassa. 

Neste texto, vamos apresentar algumas informações fundamentais sobre a instalação de caldeiras de biomassa e o que você deve providenciar antes de começar o processo de implantação.

Antes da instalação de caldeiras

Existem três tipos de madeiras utilizadas como biocombustível: cavaco, pellets e lenha. Definir qual destas opções você vai usar, é um dos primeiros passos quando falamos de aquecimento sustentável.

Os sistemas de aquecimento a pellets são os mais comuns e mais fáceis de serem adquiridos em maior quantidade. Além disso, são mais compactos quando comparamos a outras fontes de combustível. 

Outra vantagem dos pellets é seu custo acessível e o transporte que é bem simples, sendo fácil encontrar um fornecedor com produtos de procedência e qualidade.

Além de várias outras vantagens dos pellets no aquecimento, temos também a otimização de espaço de armazenamento (ele ocupa bem menos espaço que outros tipos de combustíveis), energia limpa e maior eficiência energética.

 

4 passos para a instalação de caldeiras

O critério mais importante nessa instalação é ter espaço. Portanto, determine o local exato onde tudo isso será instalado – as garagens costumam ser os espaços escolhidos quando se trata de imóveis residenciais.

1 – O primeiro passo da produção de vapor em uma caldeira de biomassa é a liberação e a queima do combustível. Essa etapa de queima, é realizada em um componente a parte, conhecido por queimador. Esse recipiente separado, deve ser acoplado à caldeira durante o processo de instalação.

2 – Com o queimador devidamente acoplado, haverá a liberação e queima do biocombustível (neste caso, os pellets) e posteriormente há o aquecimento da água, que será transformada em vapor e seguirá pela tubulação.

3 – O caminho desse vapor irá variar conforme o tipo de caldeira utilizada, podendo acontecer de duas maneiras: caracterizadas como tubo de fogo (flamotubulares) ou tubo de água (aquatubulares).

4 – Nas flamotubulares, o fogo ou o gás é enviado por meio de tubos, que devem ser implantados de forma que entrem na caldeira e permaneçam na parte interna, cobertos de água, gerando o aquecimento necessário para criar o vapor.

Para entender melhor como será essa instalação, veja esse vídeo que ilustra o esquema de montagem de uma caldeira de biomassa.

 

O que fazer se não houver espaço suficiente disponível para a instalação de caldeiras?

O sistema de aquecimento a pellets engloba: caldeira, tanque de acumulação, sistema de armazenamento de combustível, chaminé e vaso de expansão.

O espaço pode ser um problema, mas a boa notícia é que há soluções. Construir a planta da sua caldeira na parte interna da estrutura é necessário pela segurança; no entanto, o armazenamento de todo o combustível não precisa estar localizado exatamente na parte interna próximo ao restante dos equipamentos. 

Ele poderá ser instalado no jardim, por exemplo. Com isso, basta 6 a 8 metros internos e qualquer sistema de aquecimento poderá ser instalado facilmente. 

A caldeira de alimentação manual com uma tremonha é outra possibilidade para quem conta com pouco espaço, por volta de 3 a 5 metros. O ponto negativo desse tipo de sistema de aquecimento é o fato de ele ser manual; ou seja, é preciso que a alimentação de pellets seja realizada por algum profissional responsável por essa função.

 

O marketing verde e a instalação de caldeiras 

O marketing verde é uma estratégia que aborda os benefícios dos produtos, da forma de produção e da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Uma empresa que visa implantar esse tipo de marketing, deve começar com táticas que, antes de mais nada, não afetem as suas produções. As caldeiras de biomassa são opções que vão ao encontro dessa troca de ganhos ao meio ambiente e às produções.

Assim sendo, começar a planejar uma empresa com práticas sustentáveis no dia a dia, pode, e já é, viável para pequenas e grandes indústrias através das caldeiras à biomassa.

Para ficar por dentro desses e outros assuntos sobre pellets, nos acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.

Até o próximo artigo!

 

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato