6 maneiras de aquecimento sustentável para aumentar sua eficiência energética

pellets haas aquecimento

Encontrar maneiras de aquecer as moradias é uma situação que vem desde os primórdios, quando o aquecimento ainda acontecia por meio do fogo. 

As civilizações evoluíram, mas ainda procuramos meios de aquecimento que sejam eficientes e que não tragam impactos ambientais de grandes proporções. 

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelo universo global atualmente.

Em meio a incontáveis discussões e inovações tecnológicas, que visam um aquecimento sustentável, algumas fontes de energia sustentáveis surgem fazendo a diferença.

Você já conhece ou ouviu falar sobre alguma delas? Confira a seguir! 

6 opções de aquecimentos sustentáveis

1 – Energia solar

A energia solar térmica, também conhecida como aquecimento solar, é uma das mais conhecidas quando se trata de aquecimento sustentável. Ela consiste basicamente em captar e aproveitar a luz solar para gerar o aquecimento.

Com a utilização dessa fonte de energia renovável, podemos aquecer: chuveiros, piscinas, ambientes frios, processos industriais e qualquer atividade que necessite de água quente.

A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que contribui com a preservação ambiental e ainda reduz os custos com energia elétrica. 

No Brasil, essa fonte de energia é uma boa alternativa, visto que, moramos em um país tropical, onde o sol, elemento principal dessa energia, aparece praticamente o ano inteiro. 

Em São Paulo, a AER Eletropaulo criou um projeto, que teve início em 2012, levando até as comunidades carentes, aquecedores solares. Essa ação tem como objetivo a redução de até 50% de energia elétrica, e além disso incentiva hábitos sustentáveis entre essa população.

2 – Energia eólica

No ano de 1992, a primeira turbina dessa fonte de energia foi instalada na ilha de Fernando de Noronha. Alguns anos depois, surgiu o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa)…

Com isso, o Brasil difundiu amplamente fontes renováveis de energia, sendo atualmente mais de 254 usinas eólicas espalhadas pelo país. 

A energia eólica tem como matéria-prima principal o vento para a geração de energia. 

Nas grandes usinas eólicas, há cataventos instalados estrategicamente em áreas onde a movimentação do ar é intensa. 

Com isso, as hélices giram, movendo as turbinas e assim acionando os geradores de energia. A grande vantagem desse tipo de biocombustível é que a sua fonte é inesgotável. 

3 – Energia hídrica

O processo mais eficiente e menos causador de poluição para o aquecimento sustentável acontece na geração desse tipo de energia renovável. Para a produção de energia hídrica, é necessário uma usina hidrelétrica, e é lá que tudo acontece. 

Embora a energia hídrica seja uma excelente fonte de energia renovável, em níveis mundiais, essa não é uma das matrizes elétricas de maior utilização. 

Um fator que pode justificar esse número baixo, pode ser a necessidade de um grande investimento na construção e planejamento de uma usina hidrelétrica.

A energia hídrica é considerada uma energia limpa; ou seja, não emite dióxido de carbono e metano, contribuindo assim para a redução do aquecimento global.

4 – Energia geotérmica

Essa energia renovável provém do calor da própria Terra, mais precisamente a menos de 64 quilômetros da superfície. 

A energia geotérmica surgiu da necessidade de encontrarmos novas fontes renováveis e em quantidades maiores para o aquecimento sustentável. 

Afinal, cada vez mais consumimos energia elétrica, propagando o uso de combustíveis poluentes.

A produção dessa energia acontece por meio de injeção de água no subsolo, que em sequência é evaporada e essa evaporação é levada até as turbinas que movimentam-se e acionam o gerador de eletricidade.

Dentre as vantagens, podemos destacar a baixa emissão de gases poluentes, economia de energia e a conservação dos combustíveis fósseis poluentes: petróleo e carvão mineral.

5 – Energia das ondas 

Se, para você, essa fonte de energia é novidade, saiba que ela realmente não é muito conhecida, mas em contrapartida é um meio de aquecimento sustentável muito eficiente.

A movimentação das ondas gera a energia necessária para a ativação das turbinas que acionam os geradores.

Ela é considerada uma fonte renovável, pois não causa quaisquer custos para o ambiente e pode ser produzida em águas profundas ou rasas. 

A água é um recurso em abundância, com isso é possível ter uma alta produção de energia independente da época do ano, sendo essa a sua maior vantagem.

6 – Energia de biomassa

No Brasil, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a biomassa é a segunda maior fonte de geração e energia – além de ser uma forma excelente de aquecimento sustentável.

A partir da biomassa, a energia é gerada de quatro formas: pirólise, gaseificação, combustão e co-combustão. 

Já os resíduos que dão forma a biomassa são: sólidos, animais, vegetais, industriais e florestais. Neste último caso, os pellets de madeira surgem sendo produzidos a partir dos resíduos florestais.

Dentre inúmeras vantagens, a principal é de que a sua matéria-prima vem do descarte de restos encontrados em florestas, que antes não tinham utilidade alguma. 

Essa é uma alternativa de energia de baixo custo, baixa emissão de gases poluentes e alto poder calorífico.

Compartilhe essas informações com as pessoas, o mundo precisa mais de conhecimento sobre como torná-lo melhor e mais sustentável. 

Nos vemos no próximo texto com mais novidades e conteúdos relevantes para a sustentabilidade e nas redes sociais. 

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato