A produção de pellets voltada a energia térmica e elétrica ainda é muito recente no Brasil, são pouco mais de 15 anos de história. No entanto, esse mercado tem tido dias bons e promissores.
Conhecida pelo seu formato cilíndrico e pequeno, essa biomassa tem um alto poder calorífico sendo páreo duro para os tradicionais combustíveis lenha e carvão.
A grande diferença entre eles é o fato dos pellets serem uma energia limpa e renovável. Ou seja: só por aí já podemos presumir o bem que essa biomassa fará para o planeta.
O consumo de pellets a nível mundial
Na Europa, essa fonte de energia renovável existe há mais tempo do que no Brasil, sendo assim, seu consumo também é maior.
Isso acontece porque o continente Europeu assinou acordos para a diminuição da emissão de CO², estimando-se que até o ano de 2020, pelo menos 20% de todas as suas fontes de energia sejam renováveis.
Toda essa movimentação, em prol de medidas urgentes a favor do planeta e da emissão de gases poluentes, influenciou o Brasil a dar seus primeiros passos rumo a esse mercado ainda restrito.
Do ano de 2016 para 2017, a produção de pellets aumentou em torno de seis vezes
Esse aumento exponencial se destaca pelo alto número de exportações, pois no exterior, principalmente no maior consumidor que é a União Europeia, os pellets de madeira são muito utilizados para o aquecimento de residências e na produção de energia elétrica e térmica.
E como o Brasil é um grande produtor, ele é quem mais fornece essa biomassa a nível mundial.
No Brasil, esse consumo ganha cada vez mais espaço entre padarias, pizzarias, granjas, hospitais, lavanderias entre outros.
Em grandes indústrias, a troca por pellets é muito significativa para a produção e para a economia, pois a longo prazo até mesmo o lado financeiro é beneficiado.
O uso de pellets apresenta diversas vantagens já mencionadas em outro texto [leia aqui], no entanto, hotéis, motéis, spas e resorts, estão otimistas quanto a substituição de outras energias pela energia renovável.
O posicionamento sustentável das empresas ajuda no crescimento do mercado de Pellets no Brasil
Há empresas que promoveram seu posicionamento sustentável e foram premiadas por isso.
Afinal, vivemos em um mundo que atitudes ecológicas merecem ser aplaudidas e elogiadas, principalmente quando vindas de grandes empresas com poder de influenciamento sobre a sociedade.
Contribuir, compartilhar e propagar esforços globais que reduzam as mudanças climáticas é uma política pública da qual o Brasil precisa focar.
Nós temos mercado, matéria-prima, estrutura e possibilidade de nos tornar uma potência ambiental, basta que caminhemos ao encontro disso, e uma maneira de começar a traçar esse caminho é por meio do mercado brasileiro dos pellets de madeira.
O mercado de Pellets no Brasil: uma potência que pode virar líder global
Estudos realizados pela FIESP-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, apontou que a competitividade da indústria brasileira é a menor, quando comparada a outros países do mundo, principalmente na Europa.
Entretanto, somos um país em crescente expansão devido a exacerbada fonte de matéria-prima que temos.
Com isso, o Brasil aparece sendo um forte candidato a líder global na produção e distribuição de pellets de madeira, em especial pelo fato de países asiáticos darem preferência pela exportação brasileira.
Além disso, com uma indústria madeireira bem consolidada, há condições de ampliarmos nosso potencial florestal, e assim a produção nacional se fortalecer para aumentar ainda mais a sua participação no mercado internacional.
A matriz energética do Brasil se destaca perante a de outros países
Isso acontece porque mais de 40% da energia consumida por aqui, é renovável.
Esse alto número se explica pelo fato de que moramos em um país com natureza em abundância, muitos rios, florestas com preservação ambiental, e, principalmente, por sermos o maior país de clima tropical do mundo, sendo esse o maior fator positivo na produção de energia por meio de pellets.
E aí, o que achou do assunto? Se quer conhecer mais sobre esse biocombustível sensacional, te esperamos aqui no próximo texto com muito mais informações sobre esse mercado emergente no Brasil.
P.S.: Nos acompanhe por aqui e pelas nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e notícias.
Confira também: Os 5 benefícios dos pellets de madeira.
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/