Há pouco tempo, a indústria de pellets ainda dava seus primeiros passos no Brasil, ficando muito atrás da Europa. Lugar em que, por exemplo, a redução da emissão de CO2 tem como meta até 2020 diminuir 20% das suas fontes de energia por meio de recursos renováveis.
Com base nisso, a Haas Pellets surge para produzir a partir de resíduos florestais uma nova forma de biocombustível, trata-se dos pellets, que são sustentáveis, mais eficientes e econômicos para quem usa.
Se você nunca ouviu falar do assunto, não pode perder essa chance de gastar menos com combustíveis e ainda ser sustentável. Confira!
O biocombustível do momento
Em termos globais, atitudes responsáveis por meio de recursos naturais são fundamentais para gerar um desenvolvimento sustentável.
Ainda recente no mercado brasileiro, a indústria de pellets existe há pouco mais de 15 anos no Brasil e desde então vem reunindo inúmeras vantagens, tornando-se um líder no mercado mundial de biomassa.
Com a ideia de descarbonização, planejada por alguns países do mundo, o contínuo crescimento do mercado mundial dos pellets de madeira tende a ganhar mais espaço.
No entanto, para que haja um suporte para essa demanda, é preciso que países emergentes façam parte desse projeto.
O Brasil tem o potencial necessário para isso, tanto é que somos hoje um dos principais exportadores de pellets para a Itália.
O mercado emergente dos pellets
A principal razão deste mercado ter crescido tanto é pela versatilidade e usabilidade dos pellets. Eles são cilindros pequenos, com pouca umidade e alta densidade energética.
Essa biomassa vem sendo cada vez mais consumida no mercado energético mundial, pois, diante de todas as fontes de energia renováveis, é ela que possui um valor econômico mais interessante e com menor impacto ambiental.
Além disso, outra grande razão para o emergente mercado de pellets ter ganhado tanto espaço, é de que as fontes de energia não renováveis estão cada vez mais escassas, causando uma preocupação pelos profissionais da área e da população em geral.
Dessa forma, esse biocombustível surge trazendo muitas soluções a todos os problemas encontrados devido à essa escassez.
Providos de resíduos florestais
Uma grande vantagem dos pellets é a sua origem, pois eles surgem a partir de resíduos florestais, o que aumenta consideravelmente o índice de novas florestas a serem plantadas e cultivadas.
Eles são produzidos por meio de resíduos da indústria de madeiras e passam por um processo, tornando-os um biocombustível sólido.
Do que são produzidos os pellets?
– Insumos vegetais;
– Refugos de madeira;
– Capim elefante;
– Sementes;
– Bagaço de cana;
– Casca de arroz, entre outros.
No entanto, no mercado brasileiro, a principal matéria-prima vem da acácia negra e do pinus, sendo apenas 1% gerado do bagaço da cana.
Os pellets, por serem pequenos, são excelentes para o transporte e armazenagem, ocupando pouco espaço. Entretanto, o pequeno tamanho não diminui em nada a sua eficiência bioenergética, principalmente em relação à lenha.
Vantagens para os empresários de pequenos e grande porte
Na cidade de São Paulo, muitas padarias e pizzarias aderiram ao uso desse biocombustível, alterando o uso da lenha por pellets.
Já no interior do Paraná, os empresários do ramo de granjas apostaram também nesse recurso sustentável (hoje as granjas por lá são aquecidas por meio de energia térmica).
Para quem mora na região de Jundiaí em São Paulo, um parque aquático também investiu neste biocombustível para aquecer as suas piscinas, especialmente no inverno, onde a procura por esse tipo de lazer é tão baixa.
A temperatura da água por lá alcança facilmente os 26 a 28ºC sem utilizar qualquer fonte de energia não renovável.
Com essa visão é que grandes empresas, como hotéis e resorts, estão aderindo ao uso de pellets, mas não somente pela redução de gastos, e sim como uma forma de compartilhar com o seu público-alvo a sua posição sustentável.
Aprovado pelo CONAMA
Alguns testes realizados sobre emissões gasosas de monóxido de carbono (CO) apontaram informações relevantes para quem busca ainda mais razões para investir neste biocombustível.
Isso porque os três tipos de pellets originados a partir do pinus, eucalipto e casca de pinus, resultaram em valores aceitáveis estabelecidos pelas normas vigentes do CONAMA
Uma produção eficiente é fundamental
Não é qualquer empresa que produz pellets com padrão de qualidade e eficiência. É fundamental ter conhecimento, experiência, pesquisa, mão de obra qualificada e tecnologia em todo o processo de produção.
Tudo isso resulta em um produto ainda mais repleto de vantagens para quem usa e também para o meio ambiente.
O futuro é movido a biocombustível
O Brasil tem tudo para se tornar um dos principais produtores desse biocombustível.
Inclusive, hoje são 20 empresas, com localização entre o Sul e Sudeste do Brasil, que atuam neste mercado de produção de pellets.
Mas se você quer saber mais desse assunto e precisa tirar algumas dúvidas, continue nos acompanhando por aqui e nas nossas redes sociais.
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com/