Em um mundo em que, segundo agência ambiental da ONU em 2017, 12,6 milhões de pessoas morrem por ano devido a poluição, encontrar formas de diminuir esses impactos se tornou, literalmente, uma questão de sobrevivência.
Os pellets de madeira surgiram para ir ao encontro dessa preocupação em cuidar do meio ambiente.
Eles são biocombustíveis sólidos de fontes renováveis. Isso quer dizer que eles geram uma energia limpa e uma combustão ainda mais eficiente, como já tratamos neste texto aqui no blog.
O uso de pellets é uma alternativa eficaz e com um excelente custo benefício financeiro, pois eles substituem os aquecedores de água e ar que fazem uso de energia elétrica.
Os pellets de madeira são hoje a solução sustentável mais viável para grandes e pequenas empresas. Entenda o porquê a seguir!
Pellets de plástico x Pellets de madeira
Plástico
Os pellets de plásticos são parecidos visualmente com os de madeira, porém as características em comum terminam por aí. Eles são produzidos a partir de resinas plásticas, e podem ser encontrados em diferentes tipos de plásticos.
Esse tipo de pellet é utilizado pela indústria para a produção de todos os objetos de plásticos, e o seu tamanho é em torno de 10mm.
Por ser tão pequeno e possuir cores como branco translúcido, acinzentado ou amarelado, eles podem ser facilmente dispersos no ambiente; por isso, o manuseio desse material exige mais cuidado.
A reciclagem dos pellets produzidos por meio de plástico é interessante para o meio ambiente, pois ela usa como matéria-prima principal plásticos já descartados e sem uso. Esse processo leva o nome de revalorização pelas indústrias de transformação.
Prós plástico
- Os pellets de PET podem reduzir o efeito estufa quase que pela metade;
- Transforma o plástico descartado em um novo produto;
- Crescimento com base em sustentabilidade ambiental;
Contras plástico
- Com o uso no transporte, alguns desses materiais podem se perder no percurso e ir parar na natureza, como é o caso de oceanos;
- Podem ser condutores de compostos tóxicos;
- Não são tão sustentáveis quanto os pellets de madeira.
Madeira
O pellet de madeira tem origem a partir de alguns tipos de biomassa, como serragem, restos florestais e até mesmo podas de árvores.
A produção deles é relativamente simples, uma vez que o material é recolhido, passa por um processo transformando-o em pó, e depois é comprimido até obter a forma cilíndrica tradicionalmente conhecida.
Prós
- Redução nos gastos com matéria-prima virgem;
- A queima desse produto não gera fumaça;
- Estabilidade nos preços por serem uma fonte renovável;
- 100% natural;
- Alto poder calorífico;
- Recursos encontrados em abundância no Brasil;
- Práticos e leves, o que facilita o carregamento e transporte;
- Fonte de energia térmica para residencias, comércios e indústrias.
Contras
- A produção sofre influência de teor da umidade;
- É preciso que esse material seque antes de iniciar o processo de produção;
- A procura maior é por países da Europa e Ásia.
O crescimento desse biocombustível no Brasil plástico
O Brasil é hoje um dos países que mais conta com vantagens que possibilitam o forte crescimento desse mercado de biomassa, em especial os pellets.
Contudo, os pellets de madeira se destacam, quando falamos de sustentabilidade, justamente pelos inúmeros benefícios para o consumidor e também para o produtor.
Sem esquecer da sociedade no geral, pois os pellets de madeira são um tipo de biocombustível renovável com emissão neutra de CO2; ou seja, é a certeza de estar fazendo a sua, e a nossa, parte com o planeta.
Para descobrir ainda mais sobre esse universo de pellets, continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais.
Postado por HAAS Pallets | https://haaspellets.com.br/