Qual a diferença entre paletes e pellets? Descubra agora!

diferença entre paletes e pellets

A diferença entre paletes e os pellets de madeira apesar de ser termos parecidos, mas as finalidades são totalmente diferentes. Saiba mais até o fim deste artigo!

Muitas pessoas ainda não sabem qual a diferença entre paletes e pellets de madeira. Pelo fato do nome ser parecido, muitos consumidores ainda desconhecem as funções de cada um.

Apesar do nome ser parecido e os dois serem de madeira, a semelhança para por aí, já que as finalidades são completamente diferentes.

Porém, tanto os paletes como os pellets são importantíssimos para as empresas que buscam economia na produção e otimização no espaço de armazenamento.

Você já sabe a diferença entre paletes e pellets de madeira? Ainda não faz ideia do que estamos falando? Continue a leitura e vamos te ensinar sobre esse 2 produtos essenciais para a sua empresa.

O que são paletes de madeira? diferença entre paletes e pellets

Esse material é feito para auxiliar no transporte de cargas por meio de empilhadeiras, facilitando assim a armazenagem, de forma que se torne um processo padronizado.

Geralmente, os paletes de madeira são muito utilizados por empresas que prezam pela boa logística e armazenamento – o que ajuda muito na redução de custos e aumento de produtividade.

A matéria-prima base desse material é a madeira, mas também são encontrados paletes de plástico ou até mesmo de metais, sendo o mais popular no Brasil os de madeira.

Algumas empresas, como a Haas Paletes, investem em paletes de madeira que tenham maior qualidade, oferecendo soluções práticas e completas aos clientes. 

Conheça algumas das vantagens dos paletes de madeira

– Facilitam o controle de estoque de cargas;

– Protegem os produtos, causando menos danos às cargas no transporte e armazenagem;

– Muitos paletes sofrem danos no percurso de uso, sendo que os modelos mais comuns, os de madeira, podem ser reformados, evitando assim um descarte ao meio ambiente.

Cuidados no seu reaproveitamento! diferença entre paletes e pellets

Como dissemos, os paletes podem ser reformados quando sofrem danos, mas é preciso atenção quanto a sua origem; alguns paletes são utilizados em transportes de agrotóxicos ou produtos nocivos à saúde. 

Há ainda paletes produzidos de madeiras de pinus, que exigem um tratamento contra praga, fungos e bactérias antes do seu reaproveitamento. 

Prestando atenção nesses pontos, é possível reutilizar paletes de madeira sem problemas, ajudando a poupar o meio ambiente e o caixa da empresa também.

O que são pellets de madeira?

Esses pequenos materiais de forma cilíndrica são encontrados em mercados que vendem rações para animais, fertilizantes e outros. 

Os pellets de madeira são produzidos a partir de biomassa vegetal como a serragem, bagaço da cana, podas de árvores, entre outros.

De olho num presente sustentável e num futuro menos poluente, cada vez mais empresas investem nos pellets como alternativa para maior eficiência energética.

Vantagens dos Pellets de madeira diferença entre paletes e pellets

Por serem biocombustíveis sólidos, os pellets de madeira se caracterizam como uma fonte de energia renovável, pois  toda energia liberada por eles é limpa e eficiente.

Além disso, usar pellets de madeira também traz mais vantagens para você, já que eles possuem características únicas, como:

– Liberam menos dióxido de carbono;

– Preços competitivos quando comparado a energia elétrica, ao gás natural, gás propano ou gasóleo de aquecimento;

– Alto poder calorífico;

– Armazenamento compacto de grandes quantidades deste material.

A diferença entre paletes e pellets de madeira

Ambos os produtos são provenientes da madeira, mas a principal diferença, como já falamos aqui, é a função dos dois.

Embora sejam diferentes, os paletes e pellets de madeira podem ser usados pela mesma empresa, só que em finalidades diferentes. Entenda melhor:

1) Os pellets de madeira são utilizados nos dias atuais como combustível em fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, floriculturas, e até mesmo no aquecimento de prédios.

2) Os paletes de madeira, embora não sejam biocombustíveis, também são utilizados por indústrias cerâmicas, floriculturas e demais estabelecimentos. Os paletes de madeira são úteis para o transporte e armazenamento das peças de cerâmica, vasos e plantas, por exemplo. 

Esses materiais são ecologicamente corretos?

A madeira dos paletes é de baixa densidade, pois normalmente são produzidos a partir do Pinus ou eucalipto. Com isso, a densidade energética dos paletes é baixa, principalmente se compararmos a de pellets, que possuem um poder calorífico alto.

Quando pensamos no sentido sustentável de ambos materiais, as diferenças entre paletes de madeira e pellets são ainda maiores. 

Isso porque os paletes precisam obedecer a critérios de sustentabilidade, se forem utilizados para fins de queima. Há especificações técnicas e ambientais sobre isso, portanto, informe-se! A Haas recolhe e dá destino a paletes no final da sua vida útil.

Percebeu? Embora exista coisas em comum entre esses materiais, a diferença entre palete e pellets de madeira são muitas. 

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais e fique por dentro de mais novidades e informações sobre esses produtos tão úteis, principalmente no aspecto meio ambiente e preservação.

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato