Os pellets para aquecimento se tornaram uma alternativa e tanto para quem quer esquecer a dor de cabeça da improdutividade. Saiba mais a seguir!
Você já ouviu sobre pellets para aquecimento? Pode ser que não, já que, atualmente, a lareira é um dos meios de aquecimento mais conhecidos e utilizados.
Entretanto, a área de energias renováveis vem sofrendo progressos e atualizando-se constantemente, surgindo assim o aquecimento por meio de pellets.
Mas será que é possível utilizar essa forma de aquecimento em diversos ambientes? E quais as razões para optar por esse biocombustível?
Para descobrir essas respostas continue lendo esse texto até o final!
Pellets para aquecimento
Consideramos os pellets como um sistema de aquecimento ecológico, pois eles são resultado de uma compactação de matéria vegetal, gerando uma energia limpa em um ciclo fechado de carbono.
Os pellets para aquecimento são compostos basicamente por resíduos florestais, encontrados em florestas ou até mesmo em indústrias madeireiras que os descartam.
Esse material passa por alguns processos até chegar a sua forma cilíndrica e pequena, transformando-se em energia térmica com a vantagem de possuir um custo menor quando comparado aos combustíveis tradicionais.
7 razões para utilizar pellets para aquecimento
- Ocupam menos espaço do que a lenha;
- Produzem menos cinzas;
- Não contribuem com o efeito estufa ou aquecimento global;
- Possuem alto poder calorífico…
- Por isso, possuem alta eficiência energética;
- Não desmatam para serem produzidos;
- Reduz os riscos de incêndios e propagação deles pelas florestas.
Além de todas essas vantagens, o rendimento e a economia desses pellets chama a atenção, pois esses pequenos produtos possuem um baixo teor de umidade.
Isso facilita a combustão de todo o material, restando apenas cinzas da queima, que variam entre 1% a 3%.
Ou seja: os pellets para aquecimento são utilizados praticamente como um todo, não deixando nenhum resíduo de sobra.
Outras 2 vantagens dos pellets para aquecimento
1 – Menor excesso ou desperdício do material
Com os pellets para aquecimento, você consegue fazer o controle pela queima de dosagem, o que evita o uso em excesso do material.
A velocidade do sistema de ventilação pode ser controlada nessa queima, e dessa forma, é possível controlar a temperatura do ambiente e a quantidade de uso dos pellets.
Isso significa que você não vai queimar mais recursos do que o necessário.
2 – Calor de verdade!
O mesmo calor liberado pela queima da lenha, é o que acontece com o aquecimento de pellets.
No entanto, toda a superfície é aquecida e, ainda que não seja emitido um calor residual, quando desligada, a salamandra de pellets mantém o calor, permanecendo o aquecimento das superfícies.
Onde usar pellets para aquecimento?
Tanto as áreas residenciais quanto comerciais costumam usar os pellets para aquecimento. A energia elétrica, proveniente desse aquecimento, também aparece ganhando destaque em usinas termoelétricas.
O uso de pellets para aquecimento não para por aí; desde grandes indústrias até pequenos espaços de 40 a 180m², que precisem de aquecimento, podem realizar a troca da lenha por pellets sem que haja perda do ar quente.
O que deve ser pensado antes de mais nada é: qual o tamanho do ambiente a ser aquecido por meio de pellets? Qual o seu orçamento para isso?
Sabendo essas respostas, é possível escolher uma salamandra para realizar o aquecimento da sua residência ou comércio de forma eficaz, econômica e sustentável.
Os aquecedores a pellets podem ser encontrados em…
- Fornos de pizzarias;
- Fornos de padarias;
- Academias;
- Aquecimento de água em hotéis;
- Hospitais;
- Estufas de flores;
- Oficinas de pintura de veículos;
- Secagem de grãos e aquecimento dos aviários.
Todos os estabelecimentos que se preocupam com o meio ambiente e buscam uma nova fonte de energia limpa, podem optar por esse recurso renovável.
Isso porque, além do baixo impacto ambiental, há benefícios na redução de gastos e até mesmo no aumento da produtividade.
Razões para utilizar pellets para aquecimento não faltam, basta que tenhamos a consciência ambiental de que essa escolha faz a diferença e não perde em nada na eficiência.
Quer saber mais sobre o poder calorífico dos pellets? Então, nos acompanhe aqui no blog e em nossas redes sociais também porque o próximo artigo é sobre esse assunto.
Até a próxima!
Veja também: Vantagens da eficiência energética: afinal, o que você ganha com isso?
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/