O poder calorífico dos combustíveis serve para definir a quantidade de energia que existe internamente no combustível. Quanto maior, melhor. Veja mais a seguir!
O poder calorífico dos combustíveis pode ser encontrado em vários tipos. Os fósseis são os mais comuns no Brasil, sendo eles: carvão mineral, petróleo e o gás natural.
Entretanto, a grande questão sobre o uso desses combustíveis é quanto a sua poluição e agravamento do aquecimento global.
Grandes empresas ainda utilizam esses combustíveis para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia, mas estamos caminhando para novas formas de energia renovável e menos poluente.
Esses novos combustíveis, que possuem uma eficiência energética tão alta quanto o dos fósseis, são os pellets para aquecimento.
Quer saber mais sobre o assunto e qual é o poder calorífico dos combustíveis antigos e novos? Continue com a gente até o final!
O que e quais são os combustíveis fósseis?
Esses combustíveis são denominados como recursos naturais não renováveis, pois eles são feitos a partir de matérias-primas que demoram muitos anos para serem produzidas.
O meio ambiente sofre os danos causados pelo uso de combustíveis fósseis. Confira a seguir:
– O dióxido de carbono, liberado com a queima de combustíveis fósseis, é o grande vilão do aquecimento global;
– O dióxido de enxofre também é liberado durante a queima desses combustíveis e ele é o principal causador da chuva ácida;
– Doenças respiratórias são geradas por conta da poluição do ar, dificultando a qualidade de vida da população.
Contudo, a energia em grande parte do mundo ainda é produzida através da queima de combustíveis fósseis.
Principais combustíveis fósseis
Petróleo
Esse é o combustível fóssil mais utilizado, já que seu refinamento pode ser utilizado de diversas formas (uma das mais conhecidas é a gasolina).
O petróleo é originado a partir da sedimentação da matéria orgânica, encontrada no fundo dos mares e oceanos por milhões de anos.
Apesar dos impactos ambientais catastróficos, esse combustível é o principal combustível utilizado em usinas termoelétricas e siderúrgicas.
Gás natural
O governo tem incentivado o uso desse combustível para as grandes indústrias a fim de gerar calor, pois, ele é o menos poluente dentre todas as opções de combustíveis fósseis.
Isso porque tem um alto poder calorífico elevado.
Além disso, ele é mais leve, tornando-o menos tóxico, visto que os demais combustíveis se dissipam com dificuldade no meio ambiente.
Carvão mineral
Esse combustível possui quatro tipos, mas o de maior relevância comercial é a hulha, composto por aproximadamente 80% de carbono.
Os demais são: turfa, linhito e antracito. O carvão mineral é de fácil combustão e de aspecto poroso.
No entanto, é preciso atenção quanto ao uso desse combustível, uma vez que o tempo de encarbonização dele depende da quantidade de teor do carbono; quanto maior, mais alto o seu poder energético.
Pellets de madeira como substituto aos combustíveis fósseis
Estamos caminhando a passos lentos para um futuro menos poluente e mais sustentável. Mas as opções para substituir os combustíveis fósseis já existem e estão em constante aprimoramento por meio de inovações tecnológicas.
O pellet de madeira é um desses biocombustíveis, que surgiu para trazer mais sustentabilidade sem perder eficiência energética.
Se você viu esse artigo sobre eficiência energética, sabe que é vantajoso ter o pellet como material de aquecimento.
Benefícios práticos que fazem a diferença
Os pellets de madeira, quando comparados aos demais combustíveis, possuem um baixo teor de umidade, o que torna a sua combustão mais eficiente, sua chama mais estável e a queima por um tempo superior.
Além disso, eles são mais seguros, visto que não há possibilidade de vazamento ou queima acidental.
Por fim, eles seguem sendo bons substitutos aos combustíveis fósseis, em razão de não necessitarem de mão de obra especializada, podendo ser repostos automaticamente em caldeiras ou fornos.
A escolha por pellets garante um poder calorífico alto, eficiência energética e mais sustentabilidade no mundo.
São mudanças saudáveis, que nada implicam na produtividade e possuem a qualidade de um biocombustível que vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é energia renovável.
Quer saber mais sobre o poder calorífico dos combustíveis alternativos? Continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais para se manter informado sobre temas como esse.
Até a próxima!
Você também pode gostar:
Por que e onde usar pellets para aquecimento?
Vantagens da eficiência energética: afinal, o que você ganha com isso?
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/