Biomassa agrícola serve para produzir energia? Saiba a verdade!

O Brasil possui uma extensa diversidade natural, o que permite que haja um grande potencial para o desenvolvimento de fontes de energia natural e renovável, como a biomassa agrícola.

Atualmente, o cenário brasileiro enfrenta grandes dificuldades no setor energético devido a falta de recursos, e, além disso, os impactos ambientais também estão presentes, com a queima de combustíveis fósseis que geram gases poluentes, contribuindo assim para a formação do efeito estufa.

Dentro disso, muitos países têm despertado o seu olhar para a biomassa como uma das possibilidades de melhorias e eficiência na geração de energia elétrica.

A biomassa pode ser de origem animal, vegetal e agrícola; ela é uma fonte energética renovável que gera energia com matérias orgânicas. Esse material pode ser obtido em resíduos da cana-de-açúcar, carvão, esterco, madeira, entre outras tantas possibilidades.

Existem alguns métodos para obter energia através da biomassa, como a combustão, pirólise, gaseificação e co-combustão.

Estudos desenvolvidos pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostram que como a biomassa não está pautada a um viés comercial, suas informações ainda são muito incertas, no entanto, há uma estimativa que sua utilização é de 14% no mundo.

Para saber mais sobre este assunto continue por aqui, separamos informações valiosas para você compreender tudo sobre este tema! Acompanhe…

De onde vem a biomassa agrícola

A biomassa de origem agrícola pode ser definida como os produtos originados das plantações não florestais, são provenientes de colheitas anuais, que são selecionadas de acordo com as propriedades de teores de amido, celulose, carboidratos e lipídios, obtidos nos produtos.

Podemos dizer que são considerados resíduos agrícolas aqueles que possuem potencial para serem usados no desenvolvimento de energia, como por exemplo, as palhas, cascas de frutos, cereais, os bagaços, os resíduos das podas de pomares e vinhas, rejeitos madeireiros etc. 

A produção de resíduos agrícolas podem variar, pois dependem do cultivo, o destino e das condições climáticas e do solo.

As fontes de energia geradas pela biomassa agrícola são produzidas a partir de rotas tecnológicas de transformação biológica e físico-química, como: 

-> Fermentação

-> Hidrólise

-> Esterificação

Utilizadas para a produção de combustíveis líquidos, como o etanol, o biodiesel e óleos vegetais diversos. Os produtos mais utilizados nessa geração bioenergética são:

  • Cana de açúcar;
  • Milho;
  • Trigo;
  • Beterraba;
  • Soja;
  • Amendoim; 
  • Girassol;
  • Mamona;
  • Dendê.

Ou seja, existem uma grande variedade de oleaginosas com grande potencial a serem explorados.

Biomassa agrícola no Brasil

Em nosso país, boa parte da utilização da biomassa agrícola para o fornecimento de energia deriva-se do setor sucroalcooleiro, pois a quantidade de resíduos gerada pelo uso da cana-de-açúcar é muito extensa. 

No entanto, existem outros materiais que podem se apresentar com potencial de uso no Brasil, que são os derivados do óleo de palma (dendê), da casca de arroz, da castanha de caju e da casca do coco-da-baía.

A utilização da biomassa no Brasil é extremamente importante, uma vez que nosso País tem um extenso número de produção agrícola, o que implica dizer que há um número maior de acúmulo de resíduos. 

Portanto, esta fonte energética, além de renovável, é excelente para alcançar lugares que têm dificuldades na produção de energia.

Desta forma, os resíduos gerados pela agropecuária servem como fonte energética para gerar aumentos na própria produção agrícola. 

Outro fator importante é a possibilidade de desenvolver um comércio rentável para o agricultor.

Pensar na utilização da biomassa agrícola para gerar energia permite que haja crescimentos da agropecuária brasileira. Ou seja, além de produzir energia de uma forma mais consciente e eficaz, também alavanca a produção de produtos.

Bioenergia: o que é?

Bioenergia é o nome dado para a energia proveniente da biomassa. A biomassa é uma fonte de energia que gera poucos gases poluentes, principalmente quando comparada a combustíveis fósseis, sendo assim uma excelente alternativa!

Qualquer matéria orgânica capaz de ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é caracterizada como bioenergia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os resíduos reaproveitados de biomassa agrícola é uma excelente solução para diversificar a matriz energética. Em nosso país, elementos vegetais podem ser considerados ricas fontes para produzir energia elétrica e térmica.

Segundo o Atlas de Energia Elétrica do Brasil, a biomassa é uma das fontes de energia que possui maior potencial de crescimento. Ela é apontada como alternativa para a diversificação da matriz energética em todo o mundo.

Seu crescimento está relacionado à necessidade de reduzir a dependência de resíduos fósseis, como o petróleo e o carvão. 

O aumento também acontece pela necessidade de trocar energias poluentes por renováveis que ainda geram alto impacto ambiental, como a hidroeletricidade, além de favorecer a destinação sustentável para resíduos urbanos, industriais e agrícolas.

Uma mudança que tem revolucionado indústrias e comércios, por exemplo, é o pellet de biomassa que tem diversas vantagens em relação ao carvão.

Aplicabilidade da biomassa

Como você viu, os pellets de biomassa são usados em substituição a combustíveis fósseis, evitando que o meio ambiente seja prejudicado, com substâncias como carvão ou petróleo, pois ela emite uma quantidade significativamente inferior de gases poluentes.

Além disso, a biomassa oferece diferentes formas de aplicabilidade, como: uso de energia ou aquecimento. 

Ao utilizar resíduos orgânicos agrícolas para produzir eletricidade, os resíduos recebem um destino mais “sustentável” do que o simples descarte. 

No Brasil, a maior parte dos resíduos agrícolas são de milho, soja, madeira, arroz e trigo, sendo os dois primeiros as matérias-primas frequentemente utilizadas para a produção de biodiesel.

Além disso, vale ressaltar que o Brasil possui condições muito favoráveis para o desenvolvimento de energia a partir da biomassa agrícola, pois existem grandes áreas agricultáveis, que podem ser utilizadas para a produção de biomassa, e que recebem radiação solar intensa ao longo do ano.

Se você leu até aqui, tenho certeza que pôde compreender a importância desta fonte energética. Para você que ainda possui dúvidas e deseja obter mais informações, deixe seu comentário, entramos aqui para te ajudar! Nos acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.

Até o próximo artigo!

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato