Os pisos aquecidos são tecnologias muito utilizadas para climatizar todo o ambiente. Diferente do ar condicionado, que pode deixar o ar seco e tem um alto custo de manutenção, o aquecimento de piso aumenta a temperatura do ambiente sem modificar a composição do ar.
O aquecimento de piso é um investimento que gera muito conforto para toda a família, principalmente no período de inverno. Diferente do ar condicionado, que aquece somente o ambiente em que ele foi instalado, o piso aquecido deixa toda a casa mais confortável.
Esse sistema funciona da seguinte maneira: o ar frio desce e o ar quente sobe. O aquecimento acontece através de um circuito de resistências com cabos aquecedores colocados no contrapiso.
O controle e monitoramento da temperatura é realizado por sensores colocados separadamente em cada ambiente. Assim, conseguimos utilizar temperaturas diferentes.
O aquecimento de piso é um sistema que possibilita vários benefícios únicos, pois possibilita segurança, tranquilidade e conforto térmico a você, sua família ou, até mesmo, aos seus clientes na empresa.
Neste artigo, traremos informações muito importantes para você conhecer tudo sobre o aquecimento de piso e as principais vantagens de investir no seu. Continue por aqui e conheça tudo sobre este tema!
Como funciona o aquecimento de piso e por que vale a pena investir?
O sistema de aquecimento de piso é elétrico e controlado por termostato digital ou analógico. Através dele, é possível controlar a temperatura de um ambiente grau a grau.
Este processo é realizado de forma muito simples: sob o piso, são instalados cabos calefatores que, ao serem ligados, irradiam calor para todo o ambiente a partir do chão.
Com isso, o calor se origina no piso e sobe obedecendo a lei da física: o ar quente sobe e o ar frio desce.
A inserção do sistema de aquecimento de piso proporciona conforto térmico, pois o aquecimento vem do chão. Ou seja, os pés mantém-se aquecidos e, com isso, não gera sensação de sufocamento, falta de ar e de desconforto – o que é muito comum nos ambientes aquecidos por ar condicionado.
Além disso, o funcionamento desse sistema não movimenta partículas de pó e não queima oxigênio, o que mantém a umidade do ar, eliminando a umidade de pisos e paredes.
O aquecimento de piso é uma tecnologia possível para todas as famílias que enfrentam o frio e a umidade. E podemos dizer que está longe de ser um produto de alto custo, a médio prazo, pois o seu investimento é mais adequado e positivo do que os outros sistemas de aquecimento.
Além disso, o piso aquecido é o único sistema de aquecimento que não traz prejuízos à saúde, pois auxilia na eliminação de fungos e mofos, contribuindo para um ambiente mais saudável para os que possuem alergias e outras complicações respiratórias.
Principais pontos positivos do aquecimento de piso
A seguir, separamos uma lista com os principais benefícios para a instalação de aquecimento de piso. Se você queria um motivo para instalar, te apresentaremos vários, confira:
- Silencioso
- Sem odor
- Movimenta o ar, mesmo com as janelas fechadas
- Evita mofo
- Não produz sensação de abafamento
- Evita alergias e sinusite
- Não movimenta partículas de pó
- Menor necessidade de manutenção
- Ecologicamente correto
- Agrega valor ao imóvel
- Alta durabilidade
- Não interfere na decoração
- Contribui para a qualidade de vida
- Não há fumaça ou resíduos
Além desses benefícios, o piso aquecido possui inúmeros pontos positivos, o que implica dizer que sua instalação não é mais um artigo de luxo, mas um item necessário, pois oferece vantagens diretas à sua saúde física e financeira.
Ele também evita a ocorrência de resfriados e gripes quando instalado em quartos, banheiros e área social, pois permite o correto funcionamento dos cílios das narinas, ou seja, ele permite uma respiração mais saudável.
Tipos de aquecimento de piso
Existem dois tipos de piso aquecido: hidráulico e hidrelétrico. Acompanhe:
1 – Sistema hidráulico:
Neste sistema, o aquecimento é produzido através de uma tubulação com água aquecida a gás (geralmente é instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto.
O tipo de manutenção é simples, é feito através da troca de água, ela deve ser trocada a cada três anos, com o tempo o líquido, que circula num circuito fechado, fica sujo por causa do contato com o metal.
Outra maneira também muito utilizada é por meio da caldeira, usando como matéria-prima os pellets de biomassa, que não geram cinzas, mantém a temperatura estável e ainda produz mais com menor quantidade de produtos.
2 – Sistema hidrelétrico:
Nesta opção, o aquecimento é produzido por resistências elétricas em forma de serpentina ou com mantas de aquecimento, que também são instaladas abaixo do concreto. O tipo de manutenção também é simples e eficiente: ele exige a troca dos termostatos a cada dois anos.
O sistema hidráulico é mais utilizado em imóveis com mais de 400 m², pois demandam mais energia para funcionar, portanto sua instalação vale mais a pena quando a área é maior.
O mais utilizado é o sistema hidrelétrico, pois a interferência construtiva é menor, mais fácil de instalar e mais econômica.
Está na hora de instalar seu aquecimento de piso?
Se você chegou até aqui, tenho certeza que pôde compreender o quão vantajoso é a instalação deste sistema para todos os tipos de ambiente.
Seus benefícios apontam motivos o suficiente para percebermos que implantar este sistema é necessário e não somente um artigo de luxo.
Em comparação com outras fontes de aquecimento, como por exemplo o ar condicionado, o aquecimento de piso apresenta particularidades muito mais vantajosas para sua saúde e a da sua família.
Em relação ao consumo de energia, seu custo pode variar, a estimativa é de que o gasto esteja de 1 a 26 watts por m² por hora, ou seja, quem aquece mais cômodos por mais tempo acaba gastando mais.
Nossa dica é manter o sistema ligado, pois manter a temperatura é muito mais econômico do que gerar picos de energia para climatizar um ambiente novamente.
Os sistemas utilizados possuem dispositivos que mantém a temperatura do ambiente uma vez que ela já tenha sido atingida. Duas horas são suficientes para aquecer o espaço.
Temos certeza que após ler este artigo você compreendeu tudo sobre este tema, agora é só tomar a iniciativa e instalar em sua casa ou empresa!
Ah, e se precisar de ajuda com as caldeiras de biomassa, tem duas opções:
- Veja o artigo gratuito “4 passos para a instalação de caldeiras à biomassa”
- Entre em contato e tire suas dúvidas
Ou, se quiser, deixe um comentário. Estamos aqui para te ajudar! Nos acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.
Até o próximo artigo!
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/