A secagem é uma fase da produção agrícola de grãos cheia de detalhes. Por isso, conhecer a performance de um secador de grãos é a chave para o sucesso.
O secador de grãos é um equipamento necessário para remover a umidade de grãos e sementes, preservando a aparência, a qualidade de nutrientes (quando falamos de grãos) e a viabilidade (quando falamos de sementes).
A permanência de grãos na plantação, após sua maturação, pode gerar a perda do produto agrícola.
Isso porque, ao chegar à maturidade, o vegetal não sintetiza mais os nutrientes e o grão começa a consumir o que produziu, por causa das taxas de respiração. Sem falar no ataque de insetos e nas mudanças climáticas.
Só a secagem é capaz de dar condições para que o fazendeiro retire os grãos antes do período usual da colheita, já que, na colheita antecipada, os grãos se encontram com excesso de água. Entenda mais sobre o secador de grãos agora!
Secador de grãos: diferentes tipos e diferentes funcionamentos
A secagem natural ocorre com a ajuda da energia do sol ou dos ventos. Portanto, as regiões entre os trópicos e em desenvolvimento são as mais comuns de empregarem esse método.
Essa etapa, na verdade, é iniciada no próprio grão, quando ele já está maduro e precisa ser colhido.
Já a secagem artificial envolve secadores propriamente ditos e podem funcionar de três maneiras. Veja!
1 – Secagem estacionária
Esse secador conta com um ventilador, um duto central de ar e uma válvula de controle de ar, para forçar o ar aquecido para dentro de uma massa de grãos (os quais não se movimentam).
Nesse método, deve-se regular a intensidade desse fluxo de ar, a umidade relativa do ar e a temperatura de secagem.
2 – Secagem de fluxo contínuo
Secador de grãos desse tipo tem duas câmaras: uma de secagem e outra de resfriamento.
Ao ligar a máquina, as sementes passam uma única vez pela câmara de secagem, entrando úmidas no topo do equipamento e saindo com a umidade reduzida na base do secador.
3 – Secagem de fluxo intermitente
Esse secador de grãos também é constituído pelas duas câmaras, mas as sementes passam mais de uma vez pela câmara de secagem.
Esse processo é interessante, não para levar a umidade da semente para o ar, mas para carregar a umidade do interior do grão a sua superfície.
3 vantagens de um secador de grãos de qualidade
É particularmente interessante buscar pelo melhor secador de grãos disponível. Como você verá ainda nesse texto, o melhor secador não significa necessariamente o mais caro. Estas são 3 das várias vantagens de investir em um bom secador:
1. Um secador de qualidade implica em um secador de grãos com alto rendimento – essa característica é muito relevante quando se fala de competitividade em um país com forte mercado agrícola;
2. Ter um secador próprio livra o produtor de ter que se deslocar com o trator pela estrada a fim de utilizar uma máquina;
3. A máquina é ideal tanto para a agricultura familiar (com produção de 100 a 150 sacas) quanto para propriedades que produzem mais de 2 mil sacas.
Material mais indicado para o secador de grãos
O secador de grãos funciona em conjunto com uma fonte de energia; escolher a melhor também fará diferença na tarefa final de secagem de grãos.
Quando a máquina usa um sistema de aquecimento direto, os produtos da combustão, quando diluídos no ar à temperatura ambiente, atravessam a camada e entram nos grãos.
Optando por um sistema indireto, os produtos desses gases passam apenas para o ar de secagem. Esse processo é especialmente importante para quem comercializa grãos como café, cacau e cereais.
Mas e quando não há um sistema de aquecimento indireto?
Uma saída é utilizar uma fonte energética que libere menos poluentes, como os pellets de madeira. Eles são pequenos rolos originados de resíduos de lenha, mas com um poder calorífico equivalente a 3 vezes ao da lenha.
Além de gerarem menos gases tóxicos, o material necessário para a sua produção é encontrado em abundância no nosso país. Os pellets são baratos e não sofrem variação de preço por conflitos econômicos e geopolíticos.
Esse conteúdo foi importante para você? Então nos siga nas redes sociais e compartilhe com alguém que possa se interessar também!
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/