Fontes de energia renováveis: principais vantagens e desvantagens

Haas-Pellets-Fontes-de-energia-renováveis

Fontes de energia renováveis são aquelas que provém de recursos naturais, ou seja, mantém-se disponíveis na natureza e possuem capacidade de se regenerar permanentemente.

As fontes de energia existentes no planeta podem ser divididas entre não renováveis e renováveis.

A não renovável é caracterizada por possuir recursos limitados, pois, apesar de se regenerar, o processo demora milhões de anos, e, com a demanda que temos, esses recursos poderão ser extintos dentro de poucos anos. 

Já a renovável é caracterizada pela capacidade de se renovar, ou seja, elas se regeneram continuamente. Alguns exemplos de fontes de energia renováveis, são: solar, eólica, hídrica, biomassa , geotérmica etc. 

De acordo com as demandas do meio ambiente e dos impactos da economia, as tendências apontam para desdobramentos futuros que visam a utilização das fontes de energia renováveis.

Ao destacarmos o termo renovável, e também a característica natural e regenerativa destas fontes de energia, somos direcionados a pensar que este recurso possui apenas qualidades, no entanto, também existem desvantagens que devem ser consideradas. Confira!

 

Fontes de energia renovável: 5 tipos

1 – Eólica

Neste recurso, a fonte de energia é proveniente da força do vento. Utiliza-se da força gerada nas turbinas, com a utilização de pás de cata-ventos que são colocadas em ambientes com grande circulação de ar. 

Esta fonte de energia, apesar de possuir grande eficiência, também tem algumas limitações – como o fato de ventos serem inconstantes – e se apresenta mais viável para a geração de energia centralizada do que para os consumidores.

2 – Oceânicas

Neste recurso, a fonte de energia é proveniente dos movimentos das ondas, da maré, ou até das diferenças de temperatura entre os níveis da água do mar. Esta fonte de energia renovável não é muito utilizada. 

Para implementar este sistema, é necessário muitos recursos, o que, em contrapartida, não cobre a quantidade de energia obtida, trazendo grandes impactos econômicos negativos.

3 – Solar

Como o nome sugere, este recurso utiliza a luz solar e a radiação que a mesma emite sobre a terra; o detalhe é que esta fonte de energia pode ser considerada inesgotável. 

Sua utilização é extremamente eficaz, pois através de painéis solares fotovoltaicos ou térmicos é possível aquecer ambientes, água etc, ou seja, transformar o calor em eletricidade.

O ponto negativo é que o Sol só está disponível durante o dia, sendo insuficiente para o suprimento de energia de forma exclusiva – a não ser que haja baterias, o que, por enquanto, ainda tem um custo maior e também um impacto ambiental elevado.

4 – Hídrica

Utiliza-se da força da água para gerar energia. Neste recurso, são usadas turbinas que se movimentam através da força da água de represas de rios. Esta fonte de energia é a mais utilizada em nosso país – cerca de 70% da eletricidade do Brasil é proveniente de hidrelétricas.

A hídrica também tem seus pontos negativos, como o custo elevado e, geralmente, um impacto ambiental maior para instalar.

5 – Geotérmica

Neste recurso, a fonte de energia é gerada pelo calor interno da Terra. Utiliza-se águas quentes e vapores do subsolo para a produção de eletricidade. 

São injetadas grandes quantidades de água no subsolo da Terra através de dutos; essa água, quando exposta ao calor, torna-se vapor que é transportado pelos mesmos dutos para as turbinas. 

Esta fonte de energia possui grande custo de implementação e manutenção, além de provocar impactos ambientais negativos.

 

Fontes de energia renováveis: Principais vantagens

A seguir, listamos as principais vantagens da utilização das fontes de energia renováveis. Acompanhe:

 

  •  São inesgotáveis: 

 

Em comparação aos combustíveis fósseis, levando em consideração o tempo de regeneração dos recursos, esta fonte de energia torna-se inesgotável. Pois os combustíveis fósseis como o carvão, petróleo etc, levam milhões de anos para se regenerar, ao contrário da energia solar ou eólica, por exemplo.

 

  •  Menor impacto ambiental:

 

Estes recursos não produzem dióxido de carbono ou outros gases com o “efeito estufa”, o que reduz consideravelmente a poluição ambiental e a emissão de CO2, produzindo melhor qualidade de vida. Os danos ao meio ambiente são mínimos, quando comparados aos causados pelo uso de fontes não renováveis. 

 

  • Geração de empregos:  

 

Gera investimentos em áreas desfavorecidas, criando assim novas oportunidades de emprego.

 

  •  Autonomia energética:

 

Usa-se as disponibilidades locais, trazendo autonomia energética para um País, pois ao ser utilizada o país não dependerá mais da importação de combustíveis fósseis.

 

  • Eficiência

 

Além de despertar novos olhares para a sustentabilidade e a produção de energia com menor impacto ambiental, as fontes de energia renováveis são extremamente eficazes!

 

+ Veja: O que é Eficiência Energética e por que é tão importante?

 

Fontes de energia renováveis: Principais desvantagens

 

  •  Custos elevados:

 

Sua implementação e manutenção podem ter custos elevados, para que de fato seja eficiente e possuam infra estruturas adequadas.

 

  •  Impactos ambientais:

 

Grande parte das fontes renováveis de energia é considerada limpa. Apesar disso, algumas podem gerar problemas ao meio ambiente. Um exemplo é a energia eólica, cujos aerogeradores podem causar alterações nas paisagens dos ambientes em que são instalados, além disso, podem influenciar o fluxo migratório de aves.

  1. Tecnologias avançadas

Pode gerar impossibilidade de acesso à população ou a algumas pequenas empresas, pois esses recursos demandam de tecnologias que não são viáveis economicamente a todos.

 

Os pellets de biomassa como solução

Uma das fontes de energia renováveis que mais está sendo procurada atualmente é o pellet de biomassa, já que esses granulados de madeira estão sendo revolucionários em diversos aspectos da geração de energia e aquecimento.

Os pellets de biomassa são fontes de energia renováveis produzidos a partir de resíduos florestais e de desperdícios de indústrias de madeiras.

Por conta do processo que passa até chegar ao que vemos no mercado, os pellets são um composto 100% natural, podendo ser usado como biocombustível para empresas de qualquer porte, das menores aos grandes players.

Além disso, os pellets também possuem vantagens únicas, se comparado aos outros combustíveis, como:

  • Ocupa menos espaço que a lenha
  • Produz menos cinzas
  • Não contribui com o efeito estufa
  • Alta eficiência energética e poder calorífico
  • Não desmata para ser produzido

Para saber mais sobre por que e onde usar os pellets de biomassa como uma das principais fontes de energia renováveis, é só clicar neste link e ver nosso outro texto sobre o assunto.

Ah, e se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários que vamos te responder.

Para ficar por dentro desses e outros assuntos sobre pellets, nos acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.

Até o próximo artigo!

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato