A usabilidade dos pellets é diversa, vai desde o uso em fornos industriais até aquecimento em residências. Com o pellet de eucalipto não é diferente, pois ele é uma biomassa vegetal produtora de energia limpa.
A busca por uma fonte de energia renovável eficiente com recursos infinitos é tamanha, que o pellet de eucalipto e seus benefícios foram descobertos e, desde então, são empregados com sucesso.
A Haas, a partir de muita pesquisa, desenvolveu uma tecnologia própria capaz de reduzir o teor de cloro do pellet de eucalipto, adequando-o as normas internacionais mais exigentes, como EN PLUS A1.
Com isso, a Haas e o Brasil, que sempre foi um dos grandes produtores de eucalipto, passou a contar com uma inovação no cenário ambiental.
Acompanhe este texto e conheça um pouco mais sobre essa novidade no mercado de pellets.
O que é pellet de eucalipto?
O pellet de eucalipto nada mais é do que um biocombustível usado em sistemas de aquecimentos sustentáveis. Eles são produzidos através de resíduos florestais renováveis, a partir da madeira do eucalipto.
Toda a matéria-prima do pellet de eucalipto é desidratada, para só então ser transformada em um produto ecológico.
Eles são feitos de serragem processada e lascas de madeira que foram secas, aquecidas e comprimidas.
O pellet de eucalipto pode ser utilizado em fornos de padarias e pizzarias, aquecimento de água e de ambientes nos hotéis, academias, comércios e residências, além de possuir alta eficiência em caldeiras industriais.
14 vantagens do pellet de eucalipto
1 – Com novas tecnologias, o pellet de eucalipto se adequa as normas internacionais, como a ISO16994, tendo a mesma aplicação que o pellet de pinus.
2 – A ponteira da árvore de eucalipto apresenta um alto potencial para produção dessa biomassa, trazendo ainda melhor aproveitamento de parte dos resíduos da colheita.
3 – O pellet de eucalipto, com maior densidade energética, vai liberar durante a sua queima uma maior quantidade de energia por unidade volumétrica.
4 – O armazenamento desses pellets é seguro, de modo que não possuem riscos, como os que encontramos no gás ou óleo, por exemplo.
5 – Esse material não se degrada com o tempo.
6 – É um biocombustível 100% natural.
7 – Diferente dos combustíveis fósseis, que sofrem com fatores externos, como o preço do petróleo, o pellet de eucalipto continua com um preço estável.
8 – Todos os pellets de eucaliptos são fabricados a partir dos resíduos, normalmente a origem é da própria indústria madeireira.
9 – Com as inovações e investimentos voltados ao uso dos pellets de eucaliptos, atualmente já é possível eliminar até 90% das impurezas dessa biomassa.
10 – É mais resistente e menos quebradiço.
11 – Também pode ser usado como granulado higiênico para os pets.
12 – Através do uso de pellet de eucalipto, a economia pode chegar a 50% em relação aos demais combustíveis.
13 – Eles são considerados “smoke free fuel”, isso significa que a queima produz uma fumaça insignificante e, na maioria das vezes, invisível.
14 – Alto poder calorífico, acima de 4.600 Kcal/kg.
Com uma grande capacidade de expansão, a indústria de pellets de madeira vem se descobrindo em alguns novos cenários e segmentos, se fortalecendo como uma matriz energética sustentável no Brasil.
As empresas produtoras desse biocombustível, em maioria, estão localizadas nas regiões sul e sudeste, onde o mercado também lidera o uso de energias renováveis em diversos segmentos.
Precisa de mais informações sobre os pellets de madeira? É só se inscrever na Newsletter e receber conteúdos gratuitos no seu e-mail.
Nos siga também nas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos da Haas Pellets.
Até logo!
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/