Pellets ou lenha: qual usar no seu aquecimento?

pellets ou lenha

Em tempos em que o mundo pede socorro e os desastres naturais não param de acontecer, é importante que novas ideias e atitudes apareçam para caminharmos no sentido contrário a essas catástrofes. 

Cada vez mais percebemos o quão poluído o ar está; basta olharmos para o céu e fumaças tóxicas são despejadas como se fossem se dissolver no ar e sumir, sem causar dano algum.

Com tudo isso, surge o desenvolvimento de um material (os pellets) para “driblar” esse forte aumento e aquecimento global, do qual todos nós vamos enfrentar em um tempo não muito distante.

Você já conhece os pellets como opção de aquecimento ou só tinha ouvido falar da lenha? Continue lendo que vamos conversar mais sobre o assunto!

Mercado em ascensão e um sistema de aquecimento ecológico

Baseando-se no mercado atual de produção de pellets, a estimativa para os próximos anos é comercializar toda essa energia limpa em uma nova commodity de energia. 

Isso quer dizer que: vamos levar essa fonte renovável para os quatro cantos do mundo. Apostar e investir nisso, é o que tem feito o mercado brasileiro de pellets de madeira.

Encontrar pellets em residências pode ser muito comum, assim como também em indústrias de grande porte…

No entanto, esse é um recurso ainda pouco discutido no âmbito residencial, mas as vantagens são inúmeras e a troca da lenha por pellets de madeira, é uma grande escolha sustentável que você fará para o mundo!

Onde o aquecimento por meio de pellets é possível?

Salamandras

No aquecimento desse tipo de lareira, os pellets são muito eficientes; há no mercado opções de salamandras exclusivas para o uso de pellets, deixando de lado a lenha. 

As salamandras de pellets liberam um calor que realmente aquece; o efeito é praticamente o mesmo da lenha, aquecendo não somente o ar, mas sim todas as partes do ambiente. 

Isso é uma grande vantagem em dias frios, já que, após desligar a salamandra, todas as superfícies ainda se manterão aquecidas, não causando aquela sensação de frio logo após o seu desligamento.

Piscinas

Para o aquecimento de piscinas, os pellets são mais indicados, principalmente pela economia.

Pensando nisso, os hotéis, resorts, clubes e até mesmo residências, estão aderindo a essa nova forma de relaxar em uma piscina aquecida e ser sustentável ao mesmo tempo.

Caldeiras

Muito conhecida por usar lenha em seu aquecimento, as caldeiras estão ganhando uma nova parceria: os pellets de madeira. 

A energia gerada pelos pellets é alta, eficiente e supre a demanda da mesma maneira que a lenha, mas com a diferença de ser uma fonte de energia limpa. 

Além disso, as caldeiras movidas a biomassa costumam ser mais modernas, o que gera menos manutenção, especialmente porque a produção de cinzas é muito baixa. 

Por que substituir a lenha por pellets?

  • Pellets ocupam menos espaço, isso tem grande valia caso o espaço para armazenamento desse material for restrito;
  • As cinzas geradas pela lenha são demasiadamente maiores;
  • Diferentemente da lenha, esse biocombustível renovável não aumenta o efeito estufa e aquecimento global;
  • A lenha possui uma baixa quantidade de energia por unidade de volume,  (isso significa que, para gerar um alto poder calorífico, é necessário uma maior quantidade de lenha);
  • O uso de lenha como combustível gera uma maior sujeira no espaço, dificultando também a limpeza do local.

Contudo, a lenha ainda é popularmente conhecida por ser um combustível para o aquecimento de lareiras residenciais, fornos, caldeiras e etc. A lenha também se torna mais fácil de ser encontrada, o que instiga o seu uso pela sociedade como um todo.

Independentemente da sua escolha, é interessante ponderar todos os prós e contras de cada combustível utilizado para o aquecimento, seja de salamandras ou grandes fornos de padarias. 

Nos vemos no próximo texto com mais novidades e informações sobre esse universo dos pellets. Continue nos acompanhando por meio de nossas redes sociais. Até breve!

 

Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato