Eficiência e praticidade são as palavras que melhor definem um sistema de aquecimento a pellets. Eles otimizam a produção de energia e contribuem com o meio ambiente, utilizando CO2 neutro.
Os preços dos fornos a pellets, atualmente, não se diferem tanto de outros combustíveis fósseis, como gás e petróleo, tornando-os assim uma solução de energia sustentável viável.
A Europa é uma das maiores consumidoras desse biocombustível. A utilização de pellets de madeira por lá, possui a finalidade de gerar energia elétrica e térmica para usinas, empresas e para calefação de casas.
Aqui no Brasil, o mercado deste biocombustível vem conquistando espaço, especialmente no setor industrial, onde as empresas colhem cada vez mais benefícios adotando os pellets como fontes de energia calorífica.
Acompanhe esse texto e descubra por qual motivo o pellet de madeira em indústrias pode ser a melhor opção de aquecimento.
O uso do sistema de aquecimento a pellets global
Sabemos que a função dos pellets de madeira é produzir energia e, com isso, ele se tornou um biocombustível atrativo para diversos locais, como, por exemplo:
- Fornos cerâmicos;
- Aquecimento de prédios;
- Hotéis;
- Piscinas;
- Aquecimento de estufas;
- Residências;
- Secagem de grãos;
- Academias;
- E até mesmo em oficinas de pintura de automóveis.
Os pellets de madeira dominam o novo cenário energético mundial. Isso se deve ao seu potencial de suprir as necessidades atuais de energia a preços cada vez mais competitivos e com menor impacto ambiental.
Em países onde prevalece o uso do sistema de aquecimento a pellets, o mercado industrial se beneficia mais com produções em larga escala. Isso é muito comum na Suécia, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Bélgica.
Por aqui, no Brasil, vale a inspiração nestes países que já adotam esse tipo de biocombustível com maior índice.
Quais os setores industriais que mais se beneficiam com esse sistema de aquecimento a pellets de madeira?
Aviários, e setores industriais que usam fornalhas e caldeiras em geral, podem utilizar o sistema de aquecimento a pellets. Hoje, vamos destacar um segmento que utiliza os pellets de madeira para conforto, automatização e economia.
Nas indústrias aviárias, o aquecimento a lenha é um dos mais utilizados, porém o abastecimento das máquinas, principalmente para gerar esse calor em dias mais frios, deve ser realizado a cada 2 ou 3 horas.
Caso isso não seja feito, as aves sofrerão com o déficit de calor. Se essas mesmas indústrias mudarem seus sistemas para o aquecimento a pellets, terão maior automatização em todo esse processo de aquecimento. Veja o depoimento do nosso cliente:
(Inserir vídeo do cliente de aviário)
Isso acontece porque a caldeira tem autonomia de 10 a 12 horas para criar calor, mantendo as aves seguras e sem comprometer o abastecimento do frigorífico.
Outras áreas industriais já perceberam a importância do sistema de aquecimento a pellets e estão migrando para esse sistema em suas fabricações – um exemplo é o tratamento químico de bobinas de aço.
Benefícios de adotar o sistema de aquecimento a pellets de madeira
1. A queima não produz fumaça;
2. Não apresenta riscos de explosões ou vazamento de gás;
3. Automatização de processos: o formato cilíndrico dos pellets possibilita a alimentação automática e uniforme em um sistema industrial;
4. Alta eficiência energética, se compararmos a outros combustíveis utilizados pelas indústrias;
5. Ausência de risco fitossanitário;
6. Mais econômico em relação aos outros combustíveis fósseis;
7. Aumento na escala de produção;
8. Otimização do espaço de armazenamento – por exemplo, onde estocava 12 metros cúbicos de lenha, é possível estocar 1 tonelada de pellet de madeira;
9. Uniformidade da temperatura por conta do sistema de aquecimento padronizado;
10. Poucas cinzas são produzidas;
11. Não existe odor de fumaça – ou seja, para padarias e pizzarias é um excelente investimento, eliminando o desconforto com o mau cheiro.
O crescimento da busca por sistema de aquecimento a pellets no Brasil
A necessidade de ter mais informações e dados sobre o mercado de pellets de madeira no Brasil é imensa.
Contudo, essa busca por conteúdos relacionados a essa energia renovável aconteceu logo após os pellets terem se transformado em commodities negociados em todo o mundo.
Porém, o nosso país conta com um potencial gigantesco neste segmento, devido a sua alta capacidade de produção de biomassa florestal.
Por aqui, ainda que timidamente, o uso de pellets de madeira vem conquistando novos mercados, principalmente em estufas de secagem, fornos de padarias e pizzarias, onde a produtividade é aliada da agilidade sem perder a eficiência.
A formação destes novos mercados consumidores contínuos é um bom sinal da evolução da utilização de pellets de madeira no Brasil.
Nós fazemos parte desta caminhada e contribuímos para que a sua empresa se torne mais ecológica sem perder a qualidade das suas produções.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais.
Nos vemos no próximo texto!
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/