Para compreendermos como a caldeira de biomassa funciona, é necessário entender o que é essa biomassa, que pode prover tamanha força a ponto de liberar calor para ser utilizado em residências, gerar eletricidade ou até mesmo abastecer automóveis.
Essa fonte de energia, a biomassa, nada mais é do que um derivado de organismos vivos, como, por exemplo, plantas ou madeiras. No caso de madeiras, elas surgem na forma de pellets, toras ou lascas.
As organizações que optam por usar essa fonte de energia em suas produções, precisam de caldeira de biomassa. Estas caldeiras são certificadas e estratégicas no custo de produção do seu negócio.
É hora de entendermos como essas caldeiras funcionam e quais são, de fato, os seus benefícios.
As caldeiras de biomassa e a visão dos consumidores
Adotar a caldeira de biomassa nas indústrias acarreta competitividade no mercado. Isso porque, com essa preocupação ambiental, os consumidores passam a dar mais credibilidade para as empresas.
Isso também significa apoio dos próprios consumidores em todas as iniciativas voltadas a ações positivas relacionadas ao meio ambiente e fazer com que seus clientes virem verdadeiros disseminadores da sua empresa.
Por essa razão, essa movimentação no mercado oferece ainda mais vantagens envolvendo a todos: público e empresa.
Como funcionam as caldeiras de biomassa?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a substituição de uma caldeira tradicional por uma caldeira a biomassa deve ser realizada com muito cuidado e planejamento. Com isso, as chances de alcançar bons resultados para a indústria e a natureza é muito maior.
Basicamente, a caldeira de biomassa trabalha aquecendo a água, que, por si só, criará um vapor. É essa energia térmica que será utilizada em todos os processos a partir daí.
Para que a água se transforme em vapor, é necessário que exista a queima de algum combustível, que neste caso é uma biomassa – sendo o pellet de madeira o mais nobre.
Essa queima proporciona o calor do qual a água precisa para ser aquecida.
Para essa mudança de água para vapor ficar mais clara, uma ordem para esse processo pode ser definida como: água quente que atinge o estado gasoso, formando o calor.
Depois disso, todo este vapor é direcionado por meio de tubulações às atividades da indústria que fazem uso nos mais variados processos.
Seja qual for o tipo de caldeira, é necessário um combustível para que haja a criação do calor em vapor, neste caso os pellets de madeira.
Com relação à temperatura desse combustível, na própria caldeira há um termostato que regula e indica a temperatura.
Quais os benefícios da caldeira de biomassa?
– Maior eficiência energética, quando comparado a outros meios sustentáveis de energia;
– Não emite dióxido de enxofre, que é um dos componentes mais agressivos ao meio ambiente;
– Impede que resíduos parem em destinos impróprios, pois possibilita o reaproveitamento;
– É uma fonte de energia neutra em carbono, ajudando a proteger o planeta contra os gases do efeito estufa;
– As cinzas geradas são menos poluentes ao planeta;
– O preço da biomassa é mais acessível;
– Baixa manutenção nas caldeiras de biomassa;
– Facilidade de armazenamento e transporte.
Uma estratégia a favor do meio ambiente
Um dos principais objetivos ao implantar caldeira de biomassa nas indústrias, é o de complementar o fornecimento de energia.
Essa mudança de geração de energia é tão eficiente, que a cervejaria no Grupo Heineken, na cidade de Itu/SP, instalou todos os equipamentos e comemora os resultados surpreendentes desta energia renovável.
A companhia tem seus princípios pautados na sustentabilidade e, por isso, essa foi uma das maiores iniciativas voltadas à redução de emissão de gás carbônico já realizadas pelo grupo.
Toda essa busca, construção, instalação e adaptação demorou por volta de 10 meses para finalmente ser concluída. A partir disso, a cervejaria só angariou conquistas, como ser considerada mundialmente como uma das mais sustentáveis do grupo Heineken.
O grande desafio das empresas é encontrar uma forma de serem sustentáveis, mas sem que isso afete a qualidade de seus produtos e a produtividade das fabricações. A caldeira de biomassa é essa solução, de modo que não há impactos negativos para meio ambiente ou negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Se inscreva na nossa Newsletter e fique por dentro. Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais.
Nos vemos no próximo texto!
Postado por HAAS Pellets | https://haaspellets.com.br/